Como são feitos os perfumes?
Criar um perfume pode parecer muito fácil à primeira vista, mas a verdade é que é um processo complexo onde se trabalha com medidas muito pequenas para conseguir a fragrância perfeita.
Se você já se perguntou como são feitos os perfumes, veio ao lugar certo porque hoje vamos detalhar seu processo de produção.
Quando é considerado perfume?
Em geral, para um produto ser considerado perfume é necessário que a concentração seja de 16%, porém as perfumarias costumam manter a concentração entre 17% e 20% para maior qualidade, misturando-os com essências aromáticas naturais de alta qualidade, álcool e um fixador. que garante a durabilidade do aroma na pele.
Processo passo a passo para criar um perfume
Para criar um perfume, os laboratórios devem seguir uma série de passos que garantem a sua qualidade e originalidade. Abaixo detalhamos mais sobre o processo.
1. Famílias e notas
O primeiro passo para criar um perfume é a seleção da família olfativa que norteará a essência do perfume. Cada um possui caráter e personalidade distintos, entre eles estão:
- Citrino.
- Florais.
- Orientais.
- Amadeirado.
- Chipre.
- Fresco.
Também dentro de cada família, as notas olfativas estão organizadas numa pirâmide que revela a evolução do aroma ao longo do tempo:
- As notas de saída: Como uma saudação efémera, deliciam-nos durante os primeiros 20 minutos.
- As notas de coração: A alma do perfume, desdobram-se entre 20 minutos e 2 horas, revelando sua essência.
- Notas de fundo: Profundas e duradouras, deixam sua marca por 2 a 8 ou 10 horas, conferindo à fragrância seu selo distintivo.
2. Criando o perfume
Começa selecionando as notas de base, escolhendo cuidadosamente aquelas que irão definir o caráter do perfume. Em seguida, são selecionadas as notas de coração que irão complementar e realçar as notas de base e, por fim, são adicionadas as notas de cabeça que darão o toque inicial e vibrante à fragrância.
A proporção ideal é 40-30-30, uma dança harmoniosa que garante uma experiência olfativa completa e cativante.
3. Elementos finais
Para completar o processo de confecção do perfume, a mistura é diluída em álcool e água, e também é preparada a tela onde será captada.
Em seguida, é adicionado o óleo essencial desejado, iniciando um processo de maceração que permite a fusão perfeita dos ingredientes.
Terminada a maceração, a fragrância é resfriada e filtrada, dando lugar a um elixir cuidadosamente refinado.
Mas não para por aí, ao longo de todo o processo são realizados constantes testes olfativos, garantindo que o aroma atenda aos mais altos padrões de qualidade e reflita a essência desejada.
Deixe um comentário