Uma reflexão profunda sobre equivalências e a arte de criar
Em primeiro lugar, criamos um canal privado no Telegram. Coisas importantes vão acontecer. Cadastre-se agora clicando aqui
Na OK Perfumes sempre defendemos a importância da criatividade e o valor de desenvolver o conhecimento e a arte daqueles que vieram antes de nós. No entanto, por vezes encontramos perspectivas que nos desafiam e enriquecem a nossa compreensão destes valores fundamentais. Hoje queremos compartilhar com vocês uma carta que recebemos de Ricardo, um cliente e pensador apaixonado, que articulou com maestria o que significa ser inspirado e criar em um mundo interconectado. Sua reflexão investiga a natureza da criação, da inspiração e como esses elementos estão interligados com valores éticos e morais. Cada palavra ressoa com o que defendemos e acreditamos.
Encorajamos você a passar alguns minutos lendo-o; Temos certeza que isso fará você refletir e apreciar ainda mais a intrincada arte da inspiração.
“ Sir Isaac Newton escreveu certa vez que tinha sido capaz de ver mais longe do que os outros porque estava sobre ombros de gigantes .
Ele estava se referindo, logicamente, ao fato de que sem o trabalho e o conhecimento dos astrônomos e sábios anteriores, sobre cujos ombros de conhecimento ele se elevou, ele nunca teria se tornado o que foi , e ainda é: um dos maiores físicos e astrônomos de todos os tempos .
E isto também se aplica ao resto do conhecimento e do fazer humano .
Que escritor poderia ter criado sua obra sem ter lido e, portanto, inspirado por centenas de outras?
Que músico teria composto uma sinfonia sem ter ouvido e conhecido a de outros músicos, que por sua vez fizeram o mesmo, e assim por diante?
E quem teria criado um perfume se não tivesse previamente cheirado outros, criações de perfumistas sem cujo conhecimento não teria conseguido materializar o seu trabalho?
Onde estão as fontes das fontes?
Você poderia me dizer que não é a mesma coisa que mais ou menos conscientemente, ou inconscientemente, você se inspira nas ideias de outros criadores, e uma nova e diferente é criada, do que ser copiada diretamente, sem mais delongas.
E eu digo, bem, depende. Se pretendo suplantar esse trabalho fazendo passar o meu por seu, subtraindo seus frutos, é assim.
Mas se eu simplesmente, e sem dar lugar a qualquer engano, fizer uma criação muito semelhante, senão idêntica, para atingir um público que o trabalho anterior nunca teria alcançado, e eu também me beneficiar disso, então ninguém será capaz de dizer esse engano.
Eu me beneficio do trabalho deles assim como eles se beneficiaram do trabalho dos outros (eles se apoiaram em seus ombros), menos diretamente do que eu, mas no final o processo e o resultado são os mesmos, só que com uma execução diferente .
Adam Smith, o chamado pai do capitalismo, já disse : “ o egoísmo produz virtudes sociais ”. Ele disse isso porque viu que graças ao açougueiro de sua cidade, que queria lucrar com isso, ele e seus conterrâneos poderiam comprar e comer carne.
Por causa deste egoísmo, e graças a ele, muitos de nós podemos comprar perfumes que dificilmente estariam ao nosso alcance, experimentá-los se quisermos garantir que gostaremos do original se o comprarmos, ou ter uma coleção e variedade de fragrâncias sem que nossos bolsos sofram indescritivelmente.
E também contribuímos para divulgar o nome de perfumes e marcas desconhecidas ao grande público, que muito possivelmente um dia comprará um deles.
Não se pode pensar que a maioria dos compradores de inspirações o faça para substituir o original, estou convencido de que principalmente (há outros também, não é o único) são razões económicas que os levam a fazê-lo .
Assim, acredito ter dado motivos suficientes para a compra de inspirações sem nenhum tipo de arrependimento ético ou moral, e agora resta ao inspirado conquistar a simpatia do cliente com seu bom trabalho.
Apenas ressalte quase por último que ao adquirir um perfume deste tipo deve-se antes de tudo considerar se é uma boa fragrância ou não, a semelhança com outra é secundária, pois de qualquer forma estaremos levando um trabalho de ótima qualidade a um preço baixo. preço excelente.
Nada mais. Bom, mais uma coisa, se um dia alguém quiser complicar a sua existência, aqui fica um apelo para apresentar . E se as coisas piorarem, diga-me que lhe trarei tabaco, um bem muito precioso em certos lugares, embora ninguém seja, nem deva, ser consumidor dele.
Saudações."
Deixe um comentário